123456789101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748495051525354555657585960616263646566676869707172737475767778798081828384858687888990919293949596979899100101102103104105106107108109110111112113114115116117118119120121122123124125126127128129130131132133134135136137138139140141142143144145146147148149150151152153154155156157158159160161162163164165166167168169170171172173174175176177178179180181182183184185186187188189190191192193194195196197198199200201202203204205206207208209210211212213214215216217218219220221222223224225226227228229230231232233234235236237238239240241242243244245246247248249250251252253254255256257258259260261262263264265266267268269270271272273274275276277278279280281282283284285286287288289290291292293294295296297298299300301302303304305306307308309310311312313314315316317318319320321322323324325326327328329330331332333334335336337338339340341342343344345346347348349350351352353354355356357358359360361362363364365366367368369370371372373374375376 |
- <!--
- Introdução aos caracteres
- Prof. Leônidas de Oliveira Brandão
- Material didático para apoio aos cursos de Introdução à Programação
- Direitos reservados
- Pode ser usado mediante citação de autoria (Prof. Leônidas de Oliveira Brandão) e origem (https://www.ime.usp.br/~leo/mac2166/introducao/)
- Versao 2 [2018/04/28] Revisao, acerto no 2^8 (que estava 512...)
- Versao 1 [2017/05/01]
- -->
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- <meta name='keywords' content='mac0122, material, professores, leonidas de oliveira brandao'>
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- <link rel='stylesheet' type='text/css' href='css_img_js_conf/line_introducao_programacao.css'>
- <script src="css_img_js_conf/defineLInE.js"></script> <!-- para referencias 'a documentos internos -->
- <div class="pagina">
- <p class="secao">Introdução aos caracteres</p>
- <!--
- <center><p>[
- <a href="#erro">Erros</a> |
- <a href="#pontoflutuante">Ponto flutuante</a> |
- <a href="#exemplo">Exemplo</a> |
- <a href="#io">Entrada/saída</a></a>
- ]</p>
- </center>
- -->
- <p>
- Nesta seção examinaremos resumidamente como utilizar caracteres tanto em <em>C</em> quanto em <em>Python</em>.
- Desse modo, quem está aprendendo uma das linguagens poderá aprender o funcionamento equivalente na outra.
- </p>
- <a name="caracteres"><span style="color: #0050A0">Representação como caractere</span></a>
- <p>
- Como citado na seção sobre
- <a href="#" onclick="trocaPagina('introducao_var.html')" title="variaveis">variáveis</a>, a informação básica
- nos computadores digitais é uma sequência de <i>bits</i> e o contexto é quem indica como estes <i>bits</i> devem ser
- interpretados.
- Por exemplo, a sequência com 6 <i>bits</i> <tt>100001</tt>, poderia ser interpretada como um valor inteiro e
- neste caso seria o valor 33, pois <tt>1*2^5 + 0*2^4 + 0*2^3 + 0*2^3 + 0*2^2 + 0*2^1 + 1*2^0 = 32+1 = 33</tt>.
- Por outro lado, a mesma sequência poderia ser interpretada como um caractere, no caso o <tt>'!'</tt> (exclamação).
- </p>
- <p>
- <!-- Um exemplo do problema numérico está ilustrado no exemplo abaixo, quando tentamos imprimir as somas de <tt>0.1</tt> -->
- Assim as linguagens de programação possibilita a interpretação de uma sequência de <i>bits</i> como um caractere
- (e.g. como uma letra ou um dígito).
- Deste modo para apresentá-lo é preciso estabelecer uma tabela de conversão, por exemplo, que indique que a sequência
- <tt>110000</tt> deve ser interpretada como o caracteres <tt>'0'</tt>, que corresponde ao decimal
- <tt>1*2^5 + 1*2^4 + 0*2^3 + 0*2^3 + 0*2^2 + 0*2^1 + 0*2^0 = 32+16 = 48</tt>.
- </p>
- <a name="ascii">
- <p class="subsecao">Código ASCII</p>
- </a>
- <p>
- Um primeiro padrão para representar os caracteres é o
- <a href="https://en.wikipedia.org/wiki/ASCII" title="ver detalhes na WikiPedia"
- target="_blank"><b>American Standard Code for Information Interchange</b></a>.
- O padrão ASCII é bastante antigo, ainda da década de 1960 e por isso utiliza um número reduzido de <i>bits</i>,
- somente 8, o que possibilita a codificação de apenas <i>2<sup>8</sup>=256</i> símbolos distintos.
- <!-- codigos/ -->
- </p>
- <center>
- <a name="tab1">
- <i>Tab. 1. Os 20 primeiros números naturais na base binária (0, 1) e correspondente decimal</i>
- </a>
- <br/>
- <table><tr><td>
- <table class="tbCodeLinCol">
- <tr><th>Binário</th> <th>Decimal</th></tr>
- <tr><td><tt>00000000</tt></td><td align="right"><tt> 0</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000001</tt></td><td align="right"><tt> 1</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000010</tt></td><td align="right"><tt> 2</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000011</tt></td><td align="right"><tt> 3</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000100</tt></td><td align="right"><tt> 4</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000101</tt></td><td align="right"><tt> 5</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000110</tt></td><td align="right"><tt> 6</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00000111</tt></td><td align="right"><tt> 7</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001000</tt></td><td align="right"><tt> 8</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001001</tt></td><td align="right"><tt> 9</tt></td></tr>
- </table></td>
- <td>
- <table class="tbCodeLinCol">
- <tr><th>Binário</th> <th>Decimal</th></tr>
- <tr><td><tt>00001010</tt></td><td align="right"><tt> 10</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001011</tt></td><td align="right"><tt> 11</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001100</tt></td><td align="right"><tt> 12</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001101</tt></td><td align="right"><tt> 13</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001110</tt></td><td align="right"><tt> 14</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00001111</tt></td><td align="right"><tt> 15</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00010000</tt></td><td align="right"><tt> 16</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00010001</tt></td><td align="right"><tt> 17</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00010010</tt></td><td align="right"><tt> 18</tt></td></tr>
- <tr><td><tt>00010011</tt></td><td align="right"><tt> 19</tt></td></tr>
- </table></td></tr>
- </table></center>
- </p>
- <p>
- Como o padrão <i>ASCII</i> foi criado nos Estados Unidos e a lingua Inglesa não utiliza símbolos especiais,
- na pratica eles utilizavam apenas 7 <i>bits</i>, ou seja, usavam 128 diferentes caracteres.
- <!--
- Como o código ASCII foi baseado no alfabeto em lingua Inglesa, eles presentam apenas caracteres sem acentos.
- Usualmente associamos um natural a cada símbolo, assim no ASCII pode-se associar caracteres aos <b>códigos ASCII</b>
- 0 até 256. -->
- </p>
- <p>
- Como exemplos de código ASCII a letra 'A' é associada ao natural 65, o 'B' ao 66 e assim por diante.
- Do mesmo modo, o 'a' é associada ao natural 97 e o caractere 'z' ao 122.
- Já o natural 48 é associado do dígito '0', o 49 ao '1' e assim por diante até o 57 associado '9'.
- </p>
- <a name="io">
- <p class="subsecao">Entrada e saída de caracteres em <i>C</i> e em <i>Python</i></p>
- </a>
- <p>
- Como já citado nas outras seções, o contexto deve definir como sequências de <i>bits</i> devem ser tratadas.
- Para tratar um conjunto <i>bits</i> como caractere deve-se indicar isso ao computador de alguma forma.
- Por exemplo, as linguagens de programação geralmente dispõem de um tipo de variável especial para caracteres.
- <!--
- Tanto a linguagem <i>C</i> como a linguagem <i>Python</i> dispõe um tipo especial variável para tratar com caracteres.
- -->
- </p>
- <p>
- Na linguagem <i>C</i> existe o tipo <tt>char</tt> e tanto para leitura quanto para impressão, utiliza-se o formatador
- <tt>%c</tt>. Mas pode-se imprimir uma variável <tt>char</tt> como se fosse um número inteiro e vice-versa,
- neste caso usa-se seu código ASCII.
- </p>
- <p>
- Já em <i>Python 2</i> é preciso de uma função especial para leitura de caracteres, a função <tt>raw_input()</tt>.
- Na impressão, se não for usada impressões especiais, não é preciso qualquer diferenciação, pois o <i>Python</i>
- aplica um filtro para tratar se a variávem sendo impressa é inteira, flutuante ou caractere.
- Vide <a href="#tab2">tabela</a> abaixo.
- </p>
- <center>
- <a name="tab2">
- <i>Tab. 2. Sobre a leitura de caracteres em <i>C</i> e em <i>Python</i></i>
- </a>
- <br/>
- <table class="tbCodeLinCol">
- <tr><th>C </th> <th>Python 2</th> <th>Python 3</th></tr>
- <tr valign="top"><td><table class="tbCode">
- <tr><td><pre>char x; // declaracao de variavel para armazenar caracteres
- scanf("%c", &x); // leia como "caractere"
- printf("%c", x); // imprima como "caractere"
- </pre></td></tr>
- </table></td>
- <td><table class="tbCode"><pre># Vale notar: se o usuario digitar uma "string", como
- # "nome", a variavel x recebera' a "string" toda
- x = raw_intput(); # leia como "caractere"
- print(x);
- </pre></td></tr>
- </table></td>
- <td><table class="tbCode"><pre># Vale notar: se o usuario digitar uma "string", como
- # "nome", a variavel x recebera' a "string" toda
- x = intput(); # leia como "caractere"
- print(x);
- </pre></td></tr>
- </table></td>
- </tr>
- </table></center>
- </p>
- <a name="constantes">
- <p class="subsecao">Constantes do tipo caractere em <i>C</i> e em <i>Python</p>
- </a>
- <p>
- Assim como várias outras linguagens, <i>C</i> e <i>Python</i>, adotam o uso de apóstrofes para
- indicar que deve pegar o caractere entre os apóstrofes.
- Por exemplo, para atribuir a constante 'a' à uma variável do tipo caractere, de nome <tt>varc</tt>,
- deve-se usar
- <center><tt>varc = 'a';</tt> (o finalizador ';' é opcional em <i>Python</i>).</center>
- <br/>
- A necessidade de um marcador pode ser facilmente entendida ao escrevermos o código
- <tt>varc = a;</tt>, que corresponde a guardar o valor atual da variável <i>a</i> na variável <i>varc</i>.
- </p>
- <p>
- Abaixo um exemplo de código que imprime primeiro o caractere associado ao código ASCII dado e depois
- o contrário. Ao rodar este código será impresso os caracteres de código 48, 49, 97, 98, 65 e 66, respectivamente
- '0', '1', 'a', 'b', 'A' e 'B'.
- <center>
- <i>Tab. 3. Sobre conversão entre o caractere ASCII e seu código inteiro</i>
- <br/>
- <table class="tbCodeLinCol">
- <tr><th>C </th> <th>Python 2</th></tr>
- <tr valign="top"><td><table class="tbCode">
- <tr><td><pre>#include <stdio.h>
- int main (void) {
- int // Criando 6 variaveis como (implicitamente) do tipo "int".
- val1 = 48, // Cada variavel recebera um valor inteiro que depois sera'
- val2 = 49, // interpretado como caractere.
- num1 = 97, //
- num2 = 98, //
- Num1 = 65, //
- Num2 = 66; //
- char // Declarando variaveis tipo caractere
- charN1 = '0', // NOTE que para constantes do tipo
- charN2 = '1', // caractere, deve-se usar aspa simples
- Char1 = 'A', //
- Char2 = 'B', //
- char1 = 'a', //
- char2 = 'b'; //
- printf(" int | codigo\n"); // '\n' usado para forcar quebra de linha na impressao
- printf(" %d | %c\n", val1, val1);
- printf(" %d | %c\n", val2, val2);
- printf(" %d | %c\n", num1, num1);
- printf(" %d | %c\n", num2, num2);
- printf(" %d | %c\n", Num1, Num1);
- printf(" %d | %c\n", Num2, Num2);
- printf(" int | codigo\n");
- printf(" %c | %d\n", charN1, charN1);
- printf(" %c | %d\n", charN2, charN2);
- printf(" %c | %d\n", char1, char1);
- printf(" %c | %d\n", char2, char2);
- printf(" %c | %d\n", Char1, Char1);
- printf(" %c | %d\n", Char2, Char2);
- return 0;
- }</pre></td></tr>
- </table></td>
- <td><table class="tbCode"><pre>def main():
- val1 = 48 # Criando 6 variaveis como (implicitamente) do tipo "int".
- val2 = 49 # Cada variavel recebera um valor inteiro que depois sera'
- num1 = 97 # interpretado como caractere.
- num2 = 98 #
- Num1 = 65 #
- Num2 = 66 #
- print(" int | codigo")
- print(" ", val1, " | ", chr(val1)) # A funcao chr(...) devolve
- print(" ", val2, " | ", chr(val2)) # o caractere associado ao
- print(" ", num1, " | ", chr(num1)) # codigo ASCII dado
- print(" ", num2, " | ", chr(num2))
- print(" ", Num1, " | ", chr(Num1))
- print(" ", Num2, " | ", chr(Num2))
- charN1 = '0' # NOTE que para constantes do tipo
- charN2 = '1' # caractere, deve-se usar aspa simples
- Char1 = 'A' #
- Char2 = 'B' #
- char1 = 'a' #
- char2 = 'b' #
- print(" int | codigo")
- print(" ", charN1, " | ", ord(charN1)) # A funcao ord(...) devolve
- print(" ", charN2, " | ", ord(charN2)) # o codigo ASCII do caractere dado
- print(" ", char1, " | ", ord(char1))
- print(" ", char2, " | ", ord(char2))
- print(" ", Char1, " | ", ord(Char1))
- print(" ", Char2, " | ", ord(Char2))
- main()</pre></td></tr>
- </table></td></tr>
- </table></center>
- </p>
- <a name="tabela">
- <p class="subsecao">Como gerar uma tabelas ASCII em <i>C</i> e em <i>Python</p>
- </a>
- <p>
- Vale destacar que a codificação dos caracteres segue uma organização lógica, uma vez que o código para o
- caractere <i>0</i> é o <i>48</i>, então o <i>49</i> é para o <i>1</i> e assim por diante. Do mesmo modo, sendo
- <i>65</i> o código do caractere <i>A</i>, <i>66</i> é o caractere <i>B</i> e assim por diante.
- </p>
- <p>
- Assim, podemos fazer um código para gerar tabelas dos caracteres e seu código ASCII, como ilustrado
- abaixo. Experimente alterar os limites do controle do laço, mas cuidado com os caracteres especiais, alguns
- podem "quebrar" linhas ou corresponder a outros caracteres de controle que podom deixar a tela "suja".
- </p>
- <p>
- Em <i>C</i> a converção entre inteiro ou caractere é praticamente direta, bastando usar o formatador correto
- (<tt>%d</tt> para inteiro ou <tt>%c</tt> para caractere). Entretanto em <i>Python</i> é necessário
- usar duas funções pré-definidas para isso, <tt>ord(inteiro)</tt> e <tt>chr(caractere)</tt>:
- sendo <tt>i</tt> inteiro, <tt>chr(i)</tt> fornece o caractere cujo código é <tt>i</tt>;
- sendo <tt>c</tt> caractere, <tt>ord(c)</tt> fornece o código do caractere <tt>c</tt>.
- </p>
- <center>
- Tab. 4. Como imprimir uma tabela código ASCII e o correspondente caractere<br/>
- <table class="tbCodeLinCol">
- <tr><th>C </th> <th>Python 2</th></tr>
- <tr valign="top"><td><table class="tbCode">
- <tr><td><pre>#include <stdio.h>
- int main (void) {
- int i, ini = 48, fim = 58;
- printf("cod. : car.\n");
- for (i=ini; i<fim; i++)
- printf(" %3d : %3c\n", i, i);
- printf("------------\n");
- ini = 65; fim = 91;
- for (i=ini; i<fim; i++)
- printf(" %3d : %3c\n", i, i);
- printf("------------\n");
- ini = 97; fim = 123;
- for (i=ini; i<fim; i++)
- printf(" %3d : %3c\n", i, i);
- printf("------------\n");
- return 0;
- }</pre></td></tr>
- </table></td>
- <td><table class="tbCode"><pre>def main () :
- ini = 48; fim = 58;
- print("cod. : car.\n");
- for i in range(ini, fim) :
- print(" %3d : %3c" % (i, chr(i)));
- print("------------\n");
- ini = 65; fim = 91;
- for i in range(ini, fim) :
- print(" %3d : %3c" % (i, chr(i)));
- print("------------");
- ini = 97; fim = 123;
- for i in range(ini, fim) :
- print(" %3d : %3c" % (i, chr(i)));
- print("------------");
-
- main();</pre></td></tr>
- </table></td></tr>
- </table></center>
- </p>
- <p>
- Primeiro notem que usamos os formatadores <tt>%3d</tt> e <tt>%3c</tt> para ajustar 3 colunas à
- direita, o que é bastante útil para imprimir tabelas.
- O <tt>%d</tt> é utilizado para imprimir inteiro, enquanto <tt>%c</tt> para caractere,
- tanto em <i>C</i>, quanto em <i>Python</i>.
- Logo após a cadeia de caracteres, com eventuais valores a serem substituidos, deve vir uma
- lista de variáveis/valores compatíveis. No exemplo, a cadeia era formada por
- <tt>" %3d : %3c"</tt>, portanto deveria vir a seguir 2 valores, o primeiro inteiro e o segundo caractere.
- </p>
- <p>
- Entretanto existe uma diferença na sintaxe das duas linguagens, em <i>C</i> a lista de parâmetros vem
- separadas por vírgula simples, mas em <i>Python</i> precisa do símbolo de percentagem (<tt>%</tt>) após
- a cadeia de caracteres
- (<tt>" %3d : %3c"</tt>) e, havendo mais de um valor a substituir, deve-se usar a sintaxe de
- <i>lista</i> (<tt>(i, chr(i))</tt>).
- </p>
- <p>
- Note que o <i>Python</i> precisa de uma função especial para conveter inteiro em caractere,
- <tt>chr(i)</tt>, que devolve o caractere cujo código seja o valor armazenado na variável <i>i</i>
- (que deve ser inteira).
- Para fazer o oposto deve-se usar a função <tt>ord(varc)</tt> que é a função que devolve o código
- ASCII (<i>ord</i>enado) do caractere armazenado na variável <i>varc</i> (que neste caso deve ser
- para caractere - <i>char</i>).
- </p>
- <p>
- <a href="https://www.ime.usp.br/~leo" target="_blank" title="seguir para a pagina do prof. Leônidas">Leônidas de Oliveira Brandão</a><br/>
- <a href="http://www.ime.usp.br/~leo" target="_blank" title="seguir para a página do LInE">http://line.ime.usp.br</a>
- </p>
- <p class="rodape">
- <b>Alterações</b>:<br/>
- 2020/08/19: novo formato, pequenas correções<br/>
- 2019/04/18: acerto '0010'=4 para '100001'=33, explicita funções <tt>ord</tt> e <tt>chr</tt>)<br/>
- 2018/04/28: acertos no texto (valor 2^8) e cortada a parte sobre numero em ponto flutuante<br/>
- 2017/05/01: primeira versão
- </p>
- </div>
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