/*
iHanói
http://www.usp.br/line
Uso: localhost/ihanoi/index.html?n=3&lang=pt
@TODO ainda nao implementado multi-lingua
@AUTHOR Leônidas de Oliveira Brandão (coord. LInE)
v0.5: 2020/11/22 (novo fundo; evita erro de disco sumir se de=para: nova msg 'msgDeParaIguais'; em "movaHaste(hi)" acresc. "if (topoDe == topoPara)...")
v0.4: 2020/08/03
v0.1: 2020/07/31
v0: 2020/07/28
*/
/*
No arquivo HTML que carrega esse JavaScript deve existir as seguintes imagens:
Dimensoes e posicionamento das imagens
Hastes: 325 x 416
# Posicao e tamanho dos discos:
6: 34, 250 294 130
5: 48, 210 267 130 +14 -40 -27 +0
4: 62, 170 240 130 +14 -40 -27 +0
3: 76, 130 213 130 +14 -40 -27 +0
2: 90, 90 186 130 +14 -40 -27 +0
1: 104, 50 159 130 +14 -40 -27 +0 (mas disk1 esta com 160x130)
*/
console.log("iHanoi: inicio");
var canvas;
var context;
var width = 1100;
var height = 460;
var posY0 = 290; // posicionamento do disco maior (depende de 'height')
// Posicionamento dos discos nas hastes
var matHastes = [ [ 5, 4, 3, 2, 1, 0], // haste A: pilha de discos (id discos em ordem inversa na haste); haste B e C vazias
[-1, -1, -1, -1, -1, -1], // haste B vazia
[-1, -1, -1, -1, -1, -1] ]; // haste C vazia
var vetorMovimentos = []; // vetor para registrar todos os movimentos do aluno - definido na 'movaHaste(hi)'
// Posicionamentos de coordenadas (x,y) para cada um dos 6 discos (no maximo)
var posTx = [ 34, 48, 62, 76, 90, 104 ]; // posicoes x para discos: 6, 5, 4... +14
var posTy = [ 240, 200, 160, 120, 80, 40 ]; // posicoes y para discos: 6, 5, 4... +40
var nDiscos = 4; // Default entrar com 4 discos
var contador = 0; // conta numero de movimentos
var posx = [ 52, 66, 80, 94 ]; // posicoes x para discos: 6, 5, 4... +14
var posy = [ 160, 120, 80, 40 ]; // posicoes y para discos: 6, 5, 4... +40
var posx_HA = 20, posy_HA = 40; // posicao haste A
var posx_HB = 370, posy_HB = 40; // posicao haste A
var posx_HC = 720, posy_HC = 40; // posicao haste A
redefineDiscos(nDiscos); // redefinir 'matHastes[][]'
var topoHasteA = nDiscos-1, topoHasteB = topoHasteC = -1; // indice do disco no topo de cada haste
var iHanoi = "iHanói";
var LInE = "LInE-IME-USP";
var isExercise = false; // se for exercicios, entao NAO permite alterar numero de discos
var isAuthoring = false; // se for edicao, entao permita alterar numero de discos (sobrepoe opcao 'isExercise=true')
var revendo = false; // durante revisao de movimentos, NAO deveria movimentar discos, se o fizer, entao anule revisao!
//TODO Permitir internacionalizar botoes
var btnReiniciar="Reiniciar", btnRever="Rever", btnCodigo="Código";
var altBtnReiniciar="Reiniciar tudo, todos os discos para haste A", altBtnRever="Rever todos os movimentos realizados",
altBtnCodigo="Examinar o código no formato do iHanói (extensão 'ihn')";
var mensagem0 = "Clique na regiao da haste para selecionar origem, depois destino";
var mensagem1_1 = "Parabéns! Você conseguiu mover todos os discos com ";
var mensagem1_2 = " movimentos";
var mensagem2_1 = "Não é permitido colocar disco maior sobre menor!";
var mensagem2_2 = " sobre ";
var mensagem3_1 = "Destino: ";
var mensagem3_2 = " - Para novo movimento, clique em nova haste inicial";
var msgTeste1 = "Parabéns conseguiu mover todos para B, mas lembre-se objetivo é C. Usou "; // 1
var msgTeste2 = "Parabéns conseguiu mover todos para B e com mínimo de movimentos, mas objetivo é C. Usou "; // 2
var msgTeste3 = "Parabéns conseguiu mover todos para C, mas não o mínimo de movimentos... Usou "; // 3
var msgTeste4 = "Parabéns! Conseguiu mover todos para C e o mínimo de movimentos! Foram "; // 4
var msgEhExercicio = "Não pode alterar número de discos! É um exercício com número de discos pré-fixado.";
var msgReverProx = "Clique novamente no botão 'Rever' para o próximo movimento.";
var msgReverFim = "Acabaram os movimentos registrados.";
var msgReverPare = "Estava revendo movimentação, mas ao mover manualmente, a revisão foi finalizada!";
var msgDeParaIguais = "Para mover um disco é preciso que a haste de destino seja diferente da haste de origem!";
var mensagemNM = "Número de movimentos: ";
var mensagem = mensagem0; // mensagem inicial
// Posicionamento para mensagens
var txtTx = 10, txtTy = 20; // iHanoi
var txtMX = 10, txtMY = height-10; // barra de mensagens: posicao
var txtLInEx = width-180, txtLInEy = 20; // LInE-IME-USP
var tamNMX = 300, tamNMY = 20; // mensagem sobre num. movimentos: tamanho
//1 var txtNMX = 2*325+50, txtNMY = height-10; // mensagem sobre num. movimentos: posicao
var txtNMX = 120, txtNMY = 20; // mensagem sobre num. movimentos: posicao
var tamX = 900, tamY = 20; // para area de mensagem
// Gerenciamento de evento: primeiro ou segundo clique?
var clickDe = -1, clickPara = -1; // origem e destino: -1,-1 = nada selecionado; x,-1 = selecionada origem; x,y = selecionadas ambas
// Elementos graficos principais: Fundo + Haste + Discos
var imgFundo = document.getElementById("fundo");
var imgHastes = [ document.getElementById("haste0"), document.getElementById("haste1"), document.getElementById("haste2") ];
var imgDiscos = [ document.getElementById("disco0"), document.getElementById("disco1"), document.getElementById("disco2"),
document.getElementById("disco3"), document.getElementById("disco4"), document.getElementById("disco5") ];
var corFundo1 = "#26508c"; // para fundo de mensagem
canvas = document.createElement("canvas");
context = canvas.getContext("2d");
canvas.addEventListener("click", clickCanvas); //OK
// Tamanho da area de trabalho iHanoi
canvas.width = width; canvas.height = height;
document.body.appendChild(canvas); // iniciar area para desenho "canvas"
//D console.log("iHanoi: apos definir elementos graficos");
// Anote tratar-se de exercicio
function setExercise (valor) { // invocada em 'integration-functions.js: decodificaArquivo(strContent)'
var element, i;
// se for exercicios, entao NAO permite alterar numero de discos
isExercise = true;
if (valor) { // if defined, then is teacher, allow edit (iLM_PARAM_Authoring)
isExercise = false;
return; // nao altere permissoes de trocar numero de discos
}
//D alert("setExercise: " + valor + ", iLM_PARAM_Authoring=" + iLMparameters.iLM_PARAM_Authoring + ", isExercise=" + isExercise);
var msg = "";
for (i=1; i<7; i++) {
element = document.getElementById("disco"+i);
if (element!=null) // se for re-avaliacao NAO existe interface grafica
element.disabled = true; // desabilita o botao
// Apenas isso NAO impede entrar no tratamento de "clique" no botao, ver 'reiniciar(nD)'
}
//D
console.log("setExercise: " + msg);
}
// Redefine numero de discos a serem carregados e os posiciona (todos) na haste A
// Evento: quando "clicar" nos botoes com numero de discos (elemento id="disco"+i (i=0, 1, 2,...5)
function redefineDiscos (n) {
dif = 6-n;
for (i=0; i
matHastes[0][i] = n-i-1;
posx[i] = posTx[i+dif];
posy[i] = posTy[i+dif];
}
for (i=n; i<6; i++) { // >
matHastes[0][i] = -1;
posx[i] = -1;
posy[i] = -1;
}
//D
console.log("redefineDiscos("+n+"): final");
}
// Inicio --- Para rever movimentos ja' realizados
var reverMov = -1;
var totalMov = -1;
var copiaMovimentos = [];
// @calledby: rever(), clickCanvas(mouseEvent)
function limparRevisao () { // durante revisao de movimentos, NAO deveria movimentar discos, se o fizer, entao anule revisao!
revendo = false; // nao mais revendo
reverMov = -1;
copiaMovimentos = [];
}
function rever () { // vetorMovimentos = { clickDe + " " + clickPara, ... }
if (reverMov == -1) { // inicio
limparRevisao();
revendo = true; // inicio de revisao
totalMov = vetorMovimentos.length;
for (i=0; i
matHastes[1][i] = -1;
matHastes[2][i] = -1;
}
contador = 0;
redefineDiscos(nDiscos);
mensagem = mensagem0;
desenhaTudo();
console.log("reiniciar(nD): final");
}
// Decompor parametros recebidos via GET: ?lang=pt&n=4
// Devolve vetor: { 4, "pt" } nesta ordem
function analisa_parametros_url (strParametros) {
var vars = strParametros.split("&");
var vetorParametros = [ 3, "pt" ]; // por padrao devolve { 3, "pt" }
var msg = ""; //D
var pair, key, value;
//?par1=val1&par2=val2&
for (var i = 0; i < vars.length; i++) { // >
pair = vars[i].split("=");
if (pair == "") break;
key = decodeURIComponent(pair[0]);
value = decodeURIComponent(pair[1]);
if (key=="n") {
vetorParametros[0] = value; // vetorParametros[i].push(decodeURIComponent(value));
nDiscos = value; // redefine 'nDiscos'
redefineDiscos(nDiscos);
}
else
if (key=="lang")
vetorParametros[1] = value; // vetorParametros[i].push(decodeURIComponent(value));
msg += "("+key+","+value+") "; //D
}
//D console.log(vetorParametros); console.log("msg="+msg);
return vetorParametros;
}
// Pegar parametros via GET
function listaURL () {
// window.location. [ href | protocol | host | hostname | port | pathname | search | hash
parametros = window.location.search;
if (parametros=="undefined")
return;
if (parametros.length>0) // >
parametros = parametros.substring(1); // elimina primeiro caractere '?'
analisa_parametros_url(parametros);
}
// Para depuracao
function imprimeMovimentos (hi) {
var i;
var msg, hA = "[", hB = "[", hC = "[";
for (i=0; i
hA += matHastes[0][i] + " ";
hB += matHastes[1][i] + " ";
hC += matHastes[2][i] + " ";
}
msg = hA + "], " + hB + "], " + hC + "]";
return msg;
}
// Pegar o valor do disco no topo da haste 'ind_haste'
// Se haste vazia, devolve -1
function pegaTopoHaste (ind_haste) { // pega indice do topo da haste
var topo, i;
//D alert("pegaTopoHaste: ind_haste=" + ind_haste + ": " + matHastes[ind_haste] + ", matHastes=" + matHastes);
i=0; while (matHastes[ind_haste][i]!=-1 && i
return i-1;
// Para melhorar a eficiencia, poderiamos usar diretamente as variaveis que tem indice dos topos: topoHasteA, topoHasteB, topoHasteC
}
// Apos movimentacao de discos entre haste, acertar variaveis de topo e "clique"
// Copia no topo de destino o disco do topo de origem
function atualizaTopos (topoDe, topoPara) { // Tira topo "de" e insere em "para"
topoPara++;
matHastes[clickPara][topoPara] = matHastes[clickDe][topoDe]; // mova disco do topo de origem para topo de destino
if (matHastes[clickPara][topoPara] == undefined) { console.log("atualizaTopos("+topoDe+","+topoPara+"): erro! matHastes[clickPara][topoPara] undefined"); }
// Tira disco do topo de origem
matHastes[clickDe][topoDe] = -1; // remova disco que estava no topo da haste de origem
topoDe--;
// Atualiza globais
if (clickDe==0) // haste A
topoHasteA = topoDe;
else
if (clickDe==1) // haste B
topoHasteB = topoDe;
else // haste C
topoHasteC = topoDe;
if (clickPara==0) // haste A
topoHasteA = topoPara;
else
if (clickPara==1) // haste B
topoHasteB = topoPara;
else // haste C
topoHasteC = topoPara;
//D alert("atualizaTopos: " + clickDe + " :: " + clickPara + ": " + imprimeMovimentos(clickPara));
clickDe = clickPara = -1; // comeca novamente...
}
// Devolve rotulo da haste de indice 'hi'
function pegaHaste (hi) {
if (hi==0) return "A";
if (hi==1) return "B";
return "C";
}
// Verifica se todos os discos estao na haste C
// Devolve: 0=nao moveu tudo; 1=moveu tudo para haste B; 2=moveu tudo para haste B com minimo de movimentos;
// 3=moveu tudo par haste C; 4=moveu tudo par haste C com minimo de movimentos
function movimentoFinal (haste, num) {
var topo = pegaTopoHaste(haste);
if (topo == nDiscos-1) { // moveu tudo!
if (haste == 2) { // moveu para haste C
if (contador == 2^nDiscos-1) { // moveu para haste C com minimo
return 4;
}
return 3; // moveu para haste C mas nao e' minimo
}
if (haste == 1) { // moveu para haste B
if (contador == 2^nDiscos-1) { // moveu para haste B com minimo
return 2; // msgTeste2
}
return 1; // moveu para haste C mas nao e' minimo
}
}
return 0;
}
// Mover disco do topo da haste 'clickDe' para a haste 'hi' (sem 'clickDe' definido)
function movaHaste (hi) {
var strHaste = pegaHaste(hi);
var de0 = clickDe, para0 = clickPara;
if (clickDe==-1 && clickPara==-1) { // inicio movimento
clickDe = hi;
topoDe = pegaTopoHaste(clickDe); // pega disco no topo de haste
if (topoDe==-1) { // nao tem discos
mensagem = "Haste " + strHaste + " está vazia! Por favor, selecione haste inicial com algum disco";
clickDe = clickPara = -1;
desenhaMensagem();
return;
}
mensagem = "Origem: " + strHaste + " - Agora clique na haste destino";
de0 = hi;
desenhaMensagem();
}
else
if (clickDe>-1 && clickPara==-1) { // final do movimento
clickPara = hi;
para0 = hi;
//D alert("De="+clickDe+", Para="+clickPara+", hi="+hi);
topoDe = pegaTopoHaste(clickDe); // devolve indice topo de haste
topoPara = pegaTopoHaste(clickPara); // devolve indice topo de haste
if (clickDe == clickPara) {
str_haste = pegaHaste(clickDe); // nome da haste: "A", "B" ou "C"
mensagem = msgDeParaIguais + " (haste " + str_haste + ")";
console.log("Erro: Tentando mover disco para a mesma haste! (haste " + str_haste + ")");
clickDe = clickPara = -1; // comeca novamente...
desenhaMensagem();
return -1;
}
if (topoPara>-1 && matHastes[clickDe][topoDe]>matHastes[clickPara][topoPara]) { // disco maior sobre menor : proibido!
mensagem = mensagem2_1 + " (" + matHastes[clickDe][topoDe] + mensagem2_2 + matHastes[clickPara][topoPara] + ")";
//D alert("De="+clickDe+", Para="+clickPara+": "+topoDe+","+topoPara+": " + imprimeMovimentos(-1));
clickDe = clickPara = -1; // comeca novamente...
desenhaMensagem();
return -1;
}
vetorMovimentos.push(clickDe + " " + clickPara);
if (topoDe<0) { console.log("movaHaste("+hi+"): "+clickDe + " " + clickPara+": erro! undefined"); } //DEBUG
atualizaTopos(topoDe, topoPara);
contador++;
// 0=nao moveu tudo; 1=moveu tudo para haste B; 2=moveu tudo para haste B com minimo de movimentos;
// 3=moveu tudo par haste C; 4=moveu tudo par haste C com minimo de movimentos
respostaMov = movimentoFinal(hi, contador);
switch (respostaMov) {
case 0: mensagem = mensagem3_1 + strHaste + mensagem3_2; break;
case 1: mensagem = msgTeste1 + contador + mensagem1_2; break;
case 2: mensagem = msgTeste2 + contador + mensagem1_2; break;
case 3: mensagem = msgTeste3 + contador + mensagem1_2; break;
case 4: mensagem = msgTeste4 + contador + mensagem1_2; break;
mensagem = mensagem1_1 + contador + mensagem1_2; // Paranbens! (falta comparar com numero minimo!)
}
desenhaTudo();
}
console.lgo("movaHaste(hi): final");
return 1;
} // movaHaste(hi)
// Dispara eventos
function clickCanvas (mouseEvent) {
var posx = mouseEvent.offsetX, posy = mouseEvent.offsetY; // Posicao do "mouse", valores para parametros de '.drawImage(...)'
if (posx>25 && posx<350 && posy>30 && posy<440) { // > clicou na haste 1
resp = movaHaste(0);
}
else
if (posx>350 && posx<690 && posy>30 && posy<440) { // > clicou na haste 2
resp = movaHaste(1);
}
else
if (posx>690 && posx<1030 && posy>30 && posy<440) { // > clicou na haste 3
resp = movaHaste(2);
}
if (revendo) { // estava revendo movimento mas clicou em haste, entao cancele revisao!
mensagem = msgReverPare; // "Estava revendo movimentação, mas ao mover manualmente, a revisão foi finalizada!"
limparRevisao();
desenhaMensagem(); //D sem efeito, nao 'sleep(.)' nao permite aparecer a mensagem
//sleep(1600); // em 'integration-functions.js'
}
}
// Desenha um retangulo - modelo de http://jsfiddle.net/vu7dZ/1/
function roundRect (ctx, x, y, width, height, radius, fill, stroke) {
if (typeof stroke == "undefined" ) { stroke = true; }
if (typeof radius === "undefined") { radius = 5; }
ctx.beginPath();
ctx.moveTo(x + radius, y);
ctx.lineTo(x + width - radius, y);
ctx.quadraticCurveTo(x + width, y, x + width, y + radius);
ctx.lineTo(x + width, y + height - radius);
ctx.quadraticCurveTo(x + width, y + height, x + width - radius, y + height);
ctx.lineTo(x + radius, y + height);
ctx.quadraticCurveTo(x, y + height, x, y + height - radius);
ctx.lineTo(x, y + radius);
ctx.quadraticCurveTo(x, y, x + radius, y);
ctx.closePath();
if (stroke) { ctx.stroke(); }
if (fill) { ctx.fill(); }
}
// Desenha os discos em cada Haste (Haste A = matHastes[0][]; Haste B = matHastes[1][]; Haste C = matHastes[2][])
// Cada imagem tem 28 pixels a mais que o disco menor (dai o "(nDiscos - ind_disco-1)*14")
function desenhaDiscos () { // 'context' e' global
var posx, posy, i;
//D console.log("desenhaDiscos(): inicio");
// Haste A
posy = posY0;
ind_disco = matHastes[0][0];
i = 0;
while (ind_disco!=-1) { // enquanto ainda tem disco, nao e' o ultimo
posx = 33 + (6 - ind_disco-1)*14; // para nDiscos=6 : usar 34 + ...
//TODO: precisa resolver um erro/advertencia que aparece
// TypeError: Argument 1 of CanvasRenderingContext2D.drawImage could not be converted to any of: HTMLImageElement, SVGImageElement, HTMLCanvasElement, HTMLVideoElement, ImageBitmap.
context.drawImage(imgDiscos[ind_disco], posx, posy);
posy -= 40;
i++;
ind_disco = matHastes[0][i];
}
// Haste B
posy = posY0;
ind_disco = matHastes[1][0];
i = 0;
while (ind_disco!=-1) { // enquanto ainda tem disco, nao e' o ultimo
posx = 382 + (6 - ind_disco-1)*14;
if (ind_disco == undefined) { console.log("desenhaDiscos(): disco 1: erro: i=" + i); return; } // alert("desenhaDiscos(): erro: i=" + i);
// console.log("desenhaDiscos(): " + imprimeMovimentos(0)); // + ", " + imprimeMovimentos(1) + ", " + imprimeMovimentos(2));
context.drawImage(imgDiscos[ind_disco], posx, posy);
posy -= 40;
i++;
ind_disco = matHastes[1][i];
}
// Haste C
posy = posY0;
ind_disco = matHastes[2][0];
i = 0;
while (ind_disco!=-1) { // enquanto ainda tem disco, nao e' o ultimo
posx = 732 + (6 - ind_disco-1)*14;
context.drawImage(imgDiscos[ind_disco], posx, posy);
posy -= 40;
i++;
ind_disco = matHastes[2][i];
}
console.log("desenhaDiscos(): final");
} // desenhaDiscos()
// Apenas muda a mensagem informativa
function desenhaMensagem () {
context.font = 'bold 14px serif';
context.fillStyle = "white";
//context.clearRect(txtMX, txtMY-15, tamX, tamY);
context.fillRect(txtMX, txtMY-15, tamX, tamY);
context.fillStyle = "black"; //"white";
context.fillText(" " + mensagem, txtMX, txtMY);
roundRect(context, txtMX, txtMY-15, tamX, tamY);
}
// Redesenha tudo
function desenhaTudo () {
console.log("desenhaTudo(): inicio");
context.font = 'bold 20px serif';
context.drawImage(imgFundo, 0, 0, width, height );
context.fillStyle = "white";
context.fillText(iHanoi, txtTx, txtTy); // iHanoi
context.fillText(LInE, txtLInEx, txtLInEy); // LInE-IME-USP
context.drawImage(imgHastes[0], posx_HA, posy_HA); // posicao haste A
context.drawImage(imgHastes[1], posx_HB, posy_HB); //
context.drawImage(imgHastes[2], posx_HC, posy_HC); //
context.font = 'bold 14px serif';
context.fillStyle = "white"; // "#26508c"; // para fundo de mensagem
//context.clearRect(txtMX, txtMY-15, tamX, tamY); // Mensagens
context.fillRect(txtMX, txtMY-15, tamX, tamY); // Mensagens
roundRect(context, txtMX, txtMY-15, tamX, tamY); // Mensagens
//context.clearRect(txtNMX, txtNMY-15, tamNMX, tamNMY); // Numero de movimentos
context.fillRect(txtNMX, txtNMY-15, tamNMX, tamNMY); // Numero de movimentos
roundRect(context, txtNMX, txtNMY-15, tamNMX, tamNMY); // Numero de movimentos
context.fillStyle = "black"; //"white";
context.fillText(" " + mensagem, txtMX, txtMY); // mensagens
context.fillText(" " + mensagemNM + contador, txtNMX, txtNMY); // numero de movimentos
desenhaDiscos();
console.log("desenhaTudo(): final");
} // desenhaTudo()
// Versao distinta para inicia - removida em favor do 'onload' no 'body'
// window.addEventListener("DOMContentLoaded", function () {
// //D alert("DOMContentLoaded: " + canvas.width + "," + canvas.height);
// desenhaTudo();
// });
console.log("iHanoi: final do JavaScript principal"); //D