integrationFunctions.js 10 KB

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  1. /* MOODLE
  2. *
  3. * These functions are used exclusively when iFractions is runnign inside Moodle as an iAssign module. <br>
  4. * In this case, the global variable 'moodle' must be 'true' (globals.js) <br>
  5. * More about iAssign functions and parameters : https://www.ime.usp.br/~igormf/ima-tutorial/ (pt-br)
  6. */
  7. const iLMparameters = {
  8. /* Este parâmetro serve para distinguir a situação em que o iMA está sendo manuseado,
  9. * - Quando elaboração de atividade (professor), o valor é: true,
  10. * - Quando resolução do exercício (aluno), o valor é false. */
  11. iLM_PARAM_SendAnswer: getParameterByName("iLM_PARAM_SendAnswer"), // Checks if you're student (false) or professor (true)
  12. /* Este parâmetro é informado quando o usuário está abrindo uma atividade interativa para resolvê-la.
  13. * Tem como valor uma URL, que serve para acessar o exercício criado pelo professor.
  14. * Exemplo de valor: http://myschool.edu/moodle/mod/iassign/ilm_security.php?id=3&token=b3660dd4de0b0e9bb01fea6cc8f02ccd&view=1
  15. * Observe que o conteúdo do parâmetro token, presente na URL é acessível uma única vez,
  16. * ou seja, quando o iMA acessá-la (via AJAX),
  17. * obterá a informação a respeito da atividade,
  18. * não podendo acessá-la novamente, pois a token será destruída por razões de segurança. */
  19. iLM_PARAM_Assignment: getParameterByName("iLM_PARAM_Assignment"),
  20. /* Este parâmetro informa ao iMA em que idioma o Moodle está sendo utilizado,
  21. * permitindo a internacionalização. Exemplos de valores: en para inglês; pt para português.*/
  22. lang: getParameterByName("lang"),
  23. iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL: getParameterByName("iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL"),
  24. iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL: getParameterByName("iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL")
  25. };
  26. /* [iAssign function]
  27. * The iLM will be included in the HTML page as an iFrame,
  28. * therefore some parameters are going to be passed by the iAssign to the iLM via URL.
  29. *
  30. * This method is used to read the informed parameters.
  31. */
  32. function getParameterByName(name) {
  33. var match = RegExp('[?&]' + name + '=([^&]*)').exec(window.location.search);
  34. return match ? decodeURIComponent(match[1].replace(/\+/g, ' ')) : null;
  35. }
  36. /* [iAssign function]
  37. * Este método é invocado automaticamente pelo iTarefa, em dois diferentes momentos:
  38. *
  39. * - Quando o PROFESSOR está elaborando a atividade e a finaliza, clicando no botão "Salvar".
  40. * Retorna: dados da atividade criada;
  41. *
  42. * - Quando o ESTUDANTE está resolvendo um exercício e aciona o botão "Salvar",
  43. * Retorna: resposta do estudante para a atividade.
  44. *
  45. * Para ambos os casos, o retorno deste método será recebido pelo iTarefa e será armazenado no banco de dados.
  46. */
  47. function getAnswer() {
  48. if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) start getAnswer()");
  49. let str = '';
  50. if (iLMparameters.iLM_PARAM_SendAnswer == 'false') { // Student - sending results
  51. str += 'gameTypeString:' + gameTypeString
  52. + '\ngameShape:' + gameShape
  53. + '\ngameModeType:' + gameModeType
  54. + '\ngameOperationType:' + gameOperationType
  55. + '\ngameDifficulty:' + gameDifficulty
  56. + '\nfractionLabel:' + fractionLabel
  57. + '\nresults:';
  58. for (let i = 0; i < moodleVar.hits.length; i++) {
  59. str += '{level=' + (i + 1)
  60. + ',hits=' + moodleVar.hits[i]
  61. + ',errors=' + moodleVar.errors[i]
  62. + ',timeElapsed=' + moodleVar.time[i]
  63. + '}';
  64. }
  65. } else { // Professor - creating new assignment
  66. if (!gameType) {
  67. alert("Erro: Você precisa escolher pelo menos um jogo");
  68. return x;
  69. }
  70. moodleVar.hits = [0, 0, 0, 0];
  71. moodleVar.errors = [0, 0, 0, 0];
  72. moodleVar.time = [0, 0, 0, 0];
  73. str += 'gameTypeString:' + gameTypeString
  74. + '\ngameShape:' + gameShape
  75. + '\ngameModeType:' + gameModeType
  76. + '\ngameOperationType:' + gameOperationType
  77. + '\ngameDifficulty:' + gameDifficulty
  78. + '\nfractionLabel:' + fractionLabel;
  79. }
  80. if (debugMode) {
  81. console.log(str);
  82. console.log("(integrationFunctions.js) end getAnswer()");
  83. }
  84. return str;
  85. }
  86. /* [iAssign function]
  87. * Esta função deve estar presente nos iMA que possuem avaliador automático.
  88. * Esta função é invocada pelo iTarefa, quando o aluno submete sua solução para avaliação,
  89. * portanto, toda a avaliação deve ser realizada quando o método getEvaluation() é chamado.
  90. * O retorno deve ser um número real entre 0.0 e 1.0, que significa a nota atribuída ao aluno.
  91. * Esta nota será armazenada no banco de dados.
  92. */
  93. function getEvaluation() {
  94. if (iLMparameters.iLM_PARAM_SendAnswer == 'false') { // Student
  95. let i;
  96. for (i = 0; i < moodleVar.hits.length && moodleVar.hits[i] == 1; i++);
  97. const grade = i / 4;
  98. parent.getEvaluationCallback(grade); // Sends grade to moodle database
  99. return grade;
  100. }
  101. }
  102. function getiLMContent() {
  103. if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): start.");
  104. const url = iLMparameters.iLM_PARAM_Assignment;
  105. if (url == null) {
  106. console.error("Error: (integrationFunctions.js) getiLMContent(): NAO existe arquivo FRC para ser carregado (iLMparameters.iLM_PARAM_Assignment vazio), finalize.");
  107. return;
  108. } else {
  109. if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): try to get file in " + url);
  110. }
  111. let xhr = new XMLHttpRequest();
  112. xhr.open("GET", url, true);
  113. xhr.send();
  114. xhr.responseType = "text";
  115. xhr.onreadystatechange = function () {
  116. if (xhr.readyState === 4 && xhr.status === 200) {
  117. const txt = xhr.responseText;
  118. breakString(txt);
  119. }
  120. }
  121. if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): end.");
  122. }
  123. function updateGlobalVariables(info, infoResults) {
  124. // Update new values
  125. gameTypeString = info['gameTypeString'];
  126. gameShape = info['gameShape'];
  127. gameModeType = info['gameModeType'];
  128. gameOperationType = info['gameOperationType'];
  129. gameDifficulty = parseInt(info['gameDifficulty']);
  130. fractionLabel = info['fractionLabel'];
  131. // Update default values
  132. mapPosition = 0;
  133. mapMove = true;
  134. completedLevels = 0;
  135. // Calls custom menu after updating game variables
  136. if (infoResults) {
  137. for (let i = 0; i < moodleVar.hits.length; i++) {
  138. moodleVar.hits[i] = infoResults['l' + (i + 1)].hits;
  139. moodleVar.errors[i] = infoResults['l' + (i + 1)].errors;
  140. moodleVar.time[i] = infoResults['l' + (i + 1)].timeElapsed;
  141. }
  142. game.state.start('studentReport');
  143. } else {
  144. game.state.start('customMenu');
  145. }
  146. }
  147. function breakString(text) {
  148. let gameInfo = {}, results;
  149. let lines = text.split('\n'); // Break by line
  150. lines.forEach(cur => {
  151. try {
  152. let line = cur.split(':'); // Break by key:value
  153. if (line[0] != 'results') {
  154. const key = line[0].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end character
  155. const value = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, '');
  156. gameInfo[key.trim()] = value.trim(); // Removes extra space
  157. } else {
  158. results = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, '');
  159. }
  160. } catch (Error) { console.error('Sintax error'); }
  161. });
  162. if (results) {
  163. let curLevel = results.split('}');
  164. results = { l1: {}, l2: {}, l3: {}, l4: {} };
  165. let i = 1;
  166. curLevel.forEach(cur => {
  167. cur = cur.substring(1); // Remove {
  168. cur = cur.split(','); // Break by line
  169. cur.forEach(cur => {
  170. try {
  171. if (cur.length != 0) {
  172. let line = cur.split('='); // Break by key=value
  173. const key = line[0].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end char
  174. const value = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end char
  175. results['l' + i][key] = parseInt(value); // Removes extra space
  176. }
  177. } catch (Error) { console.error('Sintax error'); }
  178. });
  179. i++;
  180. });
  181. }
  182. updateGlobalVariables(gameInfo, results);
  183. }
  184. const moodleVar = {
  185. hits: [0, 0, 0, 0],
  186. errors: [0, 0, 0, 0],
  187. time: [0, 0, 0, 0]
  188. }
  189. function convertTime(s) {
  190. let h = 0, m = 0;
  191. if (s > 1200) {
  192. h = s / 1200;
  193. s = s % 1200;
  194. }
  195. if (s > 60) {
  196. m = s / 60;
  197. s = s % 60;
  198. }
  199. h = '' + h;
  200. m = '' + m;
  201. s = '' + s;
  202. if (h.length < 2) h = '0' + h;
  203. if (m.length < 2) m = '0' + m;
  204. if (s.length < 2) s = '0' + s;
  205. return h + ':' + m + ':' + s;
  206. }
  207. const studentReport = {
  208. create: function () {
  209. const offsetW = defaultWidth / 4;
  210. let x = offsetW / 2;
  211. let y = defaultHeight/2 - 50;
  212. game.add.graphic.rect(0, 0, 900, 600, undefined, 0, colors.blueBckg, 1);
  213. game.add.image(300, 100, 'cloud');
  214. game.add.image(660, 80, 'cloud');
  215. game.add.image(110, 85, 'cloud', 0.8);
  216. for (let i = 0; i < 9; i++) { game.add.image(i * 100, 501, 'floor'); }
  217. game.add.text(defaultWidth / 2, 80, game.lang.results, textStyles.h1_green);
  218. game.add.image(x - 40, y - 70, info[gameTypeString].gameTypeUrl, 0.8);
  219. text = game.lang[gameShape].charAt(0).toUpperCase() + game.lang[gameShape].slice(1);
  220. text = game.lang.game + ': ' + text + ((gameTypeString.substring(-3) == 'One') ? ' I' :' II');
  221. game.add.text(190, y - 50, text, textStyles.h4_brown).align = 'left';
  222. game.add.text(190, y - 25, game.lang.game_mode + ': ' + gameModeType, textStyles.h4_brown).align = 'left';
  223. game.add.text(190, y, game.lang.operation + ': ' + gameOperationType, textStyles.h4_brown).align = 'left';
  224. game.add.text(190, y + 25, game.lang.difficulty + ': ' + gameDifficulty, textStyles.h4_brown).align = 'left';
  225. y = defaultHeight - 200;
  226. for (let i = 0; i < 4; i++, x += offsetW) {
  227. if (moodleVar.hits[i] == 0) {
  228. const sign = game.add.image(x, defaultHeight - 100, 'broken_sign', 0.7);
  229. sign.anchor(0.5, 0.5);
  230. continue;
  231. }
  232. const sign = game.add.image(x, defaultHeight - 100, 'sign', 0.7);
  233. sign.anchor(0.5, 0.5)
  234. game.add.text(x, defaultHeight - 100, '' + (i + 1), textStyles.h2_white);
  235. game.add.graphic.rect(x - 55, y - 40, 5, 135, undefined, 0, colors.blueMenuLine)//.anchor(0, 0.5);
  236. game.add.text(x - 40, y - 25, game.lang.time + ': ' + convertTime(moodleVar.time[i]), textStyles.h4_brown).align = 'left';
  237. game.add.text(x - 40, y, game.lang.hits + ': ' + moodleVar.hits[i], textStyles.h4_brown).align = 'left';
  238. game.add.text(x - 40, y + 25, game.lang.errors + ': ' + moodleVar.errors[i], textStyles.h4_brown).align = 'left';
  239. }
  240. }
  241. }