/* MOODLE
*
* These functions are used exclusively when iFractions is runnign inside Moodle as an iAssign module.
* In this case, the global variable 'moodle' must be 'true' (globals.js)
* More about iAssign functions and parameters : https://www.ime.usp.br/~igormf/ima-tutorial/ (pt-br)
*/
const iLMparameters = {
/* Este parâmetro serve para distinguir a situação em que o iMA está sendo manuseado,
* - Quando elaboração de atividade (professor), o valor é: true,
* - Quando resolução do exercício (aluno), o valor é false. */
iLM_PARAM_SendAnswer: getParameterByName("iLM_PARAM_SendAnswer"), // Checks if you're student (false) or professor (true)
/* Este parâmetro é informado quando o usuário está abrindo uma atividade interativa para resolvê-la.
* Tem como valor uma URL, que serve para acessar o exercício criado pelo professor.
* Exemplo de valor: http://myschool.edu/moodle/mod/iassign/ilm_security.php?id=3&token=b3660dd4de0b0e9bb01fea6cc8f02ccd&view=1
* Observe que o conteúdo do parâmetro token, presente na URL é acessível uma única vez,
* ou seja, quando o iMA acessá-la (via AJAX),
* obterá a informação a respeito da atividade,
* não podendo acessá-la novamente, pois a token será destruída por razões de segurança. */
iLM_PARAM_Assignment: getParameterByName("iLM_PARAM_Assignment"),
/* Este parâmetro informa ao iMA em que idioma o Moodle está sendo utilizado,
* permitindo a internacionalização. Exemplos de valores: en para inglês; pt para português.*/
lang: getParameterByName("lang"),
iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL: getParameterByName("iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL"),
iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL: getParameterByName("iLM_PARAM_ServerToGetAnswerURL")
};
/* [iAssign function]
* The iLM will be included in the HTML page as an iFrame,
* therefore some parameters are going to be passed by the iAssign to the iLM via URL.
*
* This method is used to read the informed parameters.
*/
function getParameterByName(name) {
var match = RegExp('[?&]' + name + '=([^&]*)').exec(window.location.search);
return match ? decodeURIComponent(match[1].replace(/\+/g, ' ')) : null;
}
/* [iAssign function]
* Este método é invocado automaticamente pelo iTarefa, em dois diferentes momentos:
*
* - Quando o PROFESSOR está elaborando a atividade e a finaliza, clicando no botão "Salvar".
* Retorna: dados da atividade criada;
*
* - Quando o ESTUDANTE está resolvendo um exercício e aciona o botão "Salvar",
* Retorna: resposta do estudante para a atividade.
*
* Para ambos os casos, o retorno deste método será recebido pelo iTarefa e será armazenado no banco de dados.
*/
function getAnswer() {
if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) start getAnswer()");
let str = '';
if (iLMparameters.iLM_PARAM_SendAnswer == 'false') { // Student - sending results
str += 'gameTypeString:' + gameTypeString
+ '\ngameShape:' + gameShape
+ '\ngameModeType:' + gameModeType
+ '\ngameOperationType:' + gameOperationType
+ '\ngameDifficulty:' + gameDifficulty
+ '\nfractionLabel:' + fractionLabel
+ '\nresults:';
for (let i = 0; i < moodleVar.hits.length; i++) {
str += '{level=' + (i + 1)
+ ',hits=' + moodleVar.hits[i]
+ ',errors=' + moodleVar.errors[i]
+ ',timeElapsed=' + moodleVar.time[i]
+ '}';
}
} else { // Professor - creating new assignment
if (!gameType) {
alert("Erro: Você precisa escolher pelo menos um jogo");
return x;
}
moodleVar.hits = [0, 0, 0, 0];
moodleVar.errors = [0, 0, 0, 0];
moodleVar.time = [0, 0, 0, 0];
str += 'gameTypeString:' + gameTypeString
+ '\ngameShape:' + gameShape
+ '\ngameModeType:' + gameModeType
+ '\ngameOperationType:' + gameOperationType
+ '\ngameDifficulty:' + gameDifficulty
+ '\nfractionLabel:' + fractionLabel;
}
if (debugMode) {
console.log(str);
console.log("(integrationFunctions.js) end getAnswer()");
}
return str;
}
/* [iAssign function]
* Esta função deve estar presente nos iMA que possuem avaliador automático.
* Esta função é invocada pelo iTarefa, quando o aluno submete sua solução para avaliação,
* portanto, toda a avaliação deve ser realizada quando o método getEvaluation() é chamado.
* O retorno deve ser um número real entre 0.0 e 1.0, que significa a nota atribuída ao aluno.
* Esta nota será armazenada no banco de dados.
*/
function getEvaluation() {
if (iLMparameters.iLM_PARAM_SendAnswer == 'false') { // Student
let i;
for (i = 0; i < moodleVar.hits.length && moodleVar.hits[i] == 1; i++);
const grade = i / 4;
parent.getEvaluationCallback(grade); // Sends grade to moodle database
return grade;
}
}
function getiLMContent() {
if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): start.");
const url = iLMparameters.iLM_PARAM_Assignment;
if (url == null) {
console.error("Error: (integrationFunctions.js) getiLMContent(): NAO existe arquivo FRC para ser carregado (iLMparameters.iLM_PARAM_Assignment vazio), finalize.");
return;
} else {
if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): try to get file in " + url);
}
let xhr = new XMLHttpRequest();
xhr.open("GET", url, true);
xhr.send();
xhr.responseType = "text";
xhr.onreadystatechange = function () {
if (xhr.readyState === 4 && xhr.status === 200) {
const txt = xhr.responseText;
breakString(txt);
}
}
if (debugMode) console.log("(integrationFunctions.js) getiLMContent(): end.");
}
function updateGlobalVariables(info, infoResults) {
// Update new values
gameTypeString = info['gameTypeString'];
gameShape = info['gameShape'];
gameModeType = info['gameModeType'];
gameOperationType = info['gameOperationType'];
gameDifficulty = parseInt(info['gameDifficulty']);
fractionLabel = info['fractionLabel'];
// Update default values
mapPosition = 0;
mapMove = true;
completedLevels = 0;
// Calls custom menu after updating game variables
if (infoResults) {
for (let i = 0; i < moodleVar.hits.length; i++) {
moodleVar.hits[i] = infoResults['l' + (i + 1)].hits;
moodleVar.errors[i] = infoResults['l' + (i + 1)].errors;
moodleVar.time[i] = infoResults['l' + (i + 1)].timeElapsed;
}
game.state.start('studentReport');
} else {
game.state.start('customMenu');
}
}
function breakString(text) {
let gameInfo = {}, results;
let lines = text.split('\n'); // Break by line
lines.forEach(cur => {
try {
let line = cur.split(':'); // Break by key:value
if (line[0] != 'results') {
const key = line[0].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end character
const value = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, '');
gameInfo[key.trim()] = value.trim(); // Removes extra space
} else {
results = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, '');
}
} catch (Error) { console.error('Sintax error'); }
});
if (results) {
let curLevel = results.split('}');
results = { l1: {}, l2: {}, l3: {}, l4: {} };
let i = 1;
curLevel.forEach(cur => {
cur = cur.substring(1); // Remove {
cur = cur.split(','); // Break by line
cur.forEach(cur => {
try {
if (cur.length != 0) {
let line = cur.split('='); // Break by key=value
const key = line[0].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end char
const value = line[1].replace(/^\s+|\s+$/g, ''); // Removes end char
results['l' + i][key] = parseInt(value); // Removes extra space
}
} catch (Error) { console.error('Sintax error'); }
});
i++;
});
}
updateGlobalVariables(gameInfo, results);
}
const moodleVar = {
hits: [0, 0, 0, 0],
errors: [0, 0, 0, 0],
time: [0, 0, 0, 0]
}
function convertTime(s) {
let h = 0, m = 0;
if (s > 1200) {
h = s / 1200;
s = s % 1200;
}
if (s > 60) {
m = s / 60;
s = s % 60;
}
h = '' + h;
m = '' + m;
s = '' + s;
if (h.length < 2) h = '0' + h;
if (m.length < 2) m = '0' + m;
if (s.length < 2) s = '0' + s;
return h + ':' + m + ':' + s;
}
const studentReport = {
create: function () {
const offsetW = defaultWidth / 4;
let x = offsetW / 2;
let y = defaultHeight/2 - 50;
game.add.graphic.rect(0, 0, 900, 600, undefined, 0, colors.blueBckg, 1);
game.add.image(300, 100, 'cloud');
game.add.image(660, 80, 'cloud');
game.add.image(110, 85, 'cloud', 0.8);
for (let i = 0; i < 9; i++) { game.add.image(i * 100, 501, 'floor'); }
game.add.text(defaultWidth / 2, 80, game.lang.results, textStyles.h1_green);
game.add.image(x - 40, y - 70, info[gameTypeString].gameTypeUrl, 0.8);
text = game.lang[gameShape].charAt(0).toUpperCase() + game.lang[gameShape].slice(1);
text = game.lang.game + ': ' + text + ((gameTypeString.substring(-3) == 'One') ? ' I' :' II');
game.add.text(190, y - 50, text, textStyles.h4_brown).align = 'left';
game.add.text(190, y - 25, game.lang.game_mode + ': ' + gameModeType, textStyles.h4_brown).align = 'left';
game.add.text(190, y, game.lang.operation + ': ' + gameOperationType, textStyles.h4_brown).align = 'left';
game.add.text(190, y + 25, game.lang.difficulty + ': ' + gameDifficulty, textStyles.h4_brown).align = 'left';
y = defaultHeight - 200;
for (let i = 0; i < 4; i++, x += offsetW) {
if (moodleVar.hits[i] == 0) {
const sign = game.add.image(x, defaultHeight - 100, 'broken_sign', 0.7);
sign.anchor(0.5, 0.5);
continue;
}
const sign = game.add.image(x, defaultHeight - 100, 'sign', 0.7);
sign.anchor(0.5, 0.5)
game.add.text(x, defaultHeight - 100, '' + (i + 1), textStyles.h2_white);
game.add.graphic.rect(x - 55, y - 40, 5, 135, undefined, 0, colors.blueMenuLine)//.anchor(0, 0.5);
game.add.text(x - 40, y - 25, game.lang.time + ': ' + convertTime(moodleVar.time[i]), textStyles.h4_brown).align = 'left';
game.add.text(x - 40, y, game.lang.hits + ': ' + moodleVar.hits[i], textStyles.h4_brown).align = 'left';
game.add.text(x - 40, y + 25, game.lang.errors + ': ' + moodleVar.errors[i], textStyles.h4_brown).align = 'left';
}
}
}